Caixa pode voltar a patrocinar o Flamengo

A Caixa Econômica Federal deixou de patrocinar clubes de futebol em 2019. Mas o banco estatal estuda renovar o patrocínio e, graças a isso, o Flamengo poderá voltar a contar em breve com o ex-investidor.

Segundo reportagem da Coluna do Fla, a Caixa Econômica Federal estuda voltar a patrocinar times de futebol. O Flamengo lidera assim a lista de clubes em que o banco estadual quer investir. Vale lembrar que em 2018 o Rubro-Negro foi o time que mais recebeu recursos de uma instituição financeira pública.

Foram um total de R$ 31,8 milhões, divididos entre “bônus” e patrocínios para o Flamengo na época. Em seguida vieram Santos (R$ 17,8 milhões), Cruzeiro (R$ 16,8 milhões) e Atlético Mineiro (R$ 13,1 milhões).

Desde que entrou no mundo do futebol, em 2012, a Caixa já pagou R$ 726,9 milhões a 35 seleções. Desse valor, 90% (R$ 660 milhões) foram referentes a patrocínios e os 10% restantes (R$ 66,3 milhões) foram pagos na forma de “bônus”.

O Flamengo foi um dos principais beneficiados, recebendo 37% de todos os recursos destinados pela Caixa Econômica Federal ao futebol no período. Com isso, o rubro-negro obteve R$ 147,8 milhões (20,3%) com seis contratos firmados com o banco estatal.

Em 2013, o Flamengo iniciou um processo de reestruturação administrativa e financeira sob o comando de Eduardo Bandeira de Mello, que permaneceu como presidente do Rubro-Negro até 2018. No ano seguinte, Rodolfo Landim assumiu o cargo máximo executivo do clube carioca. ele atuará até dezembro de 2024. Enquanto isso, o clube aumentou o valor da camisa em 277%. Ou seja, para 2024, o cenário financeiro que aguarda o Mais Querido parece ainda mais animador.

O Flamengo é atualmente o principal patrocinador do BRB. O acordo com o banco estadual de Brasília começou em 2020. Durou até julho de 2023 e rendeu ao Rubro-Negro R$ 32 milhões por temporada. Porém, foi assinada uma renovação até janeiro de 2024, acertada por R$ 22,5 milhões. Há chance de ampliar o relacionamento e encerrar a parceria a partir de fevereiro.

Caso o BRB saia do principal espaço de patrocínio, o Flamengo abrirá novas opções para a vaga de camisa mais valiosa. Assim você poderá negociar um valor superior ao cobrado nos contratos com o banco.