Os organizadores da Florida Cup pretendem organizar uma nova competição de pré-temporada em janeiro de 2024. Segundo o portal GOAL, a ideia é até levar para lá o seu ex-campeão: o Flamengo, que venceu em 2019, o Ajax, da Holanda, o Eintracht Frankfurt, da Alemanha e São Paulo. Além do Mengão, outra meta é ter Lionel Messi, do Inter Miami, no torneio.
Anteriormente, nos últimos anos, a Florida Cup não contava mais com times brasileiros, pois para receber gigantes europeus como Real Madrid e Chelsea, o evento de futebol foi realizado no meio do ano. Mas com a Copa América sendo realizada em junho do próximo ano, os organizadores da competição nos EUA querem voltar com a ideia de colocar a taça em disputa em janeiro.
Além do Flamengo, clubes como Köln-ALE, São Paulo, Atlético-MG, Atlético Nacional-COL, Palmeiras, Everton-ING, Arsenal-ING e Chelsea-ING também conquistaram a Florida Cup. No Rio de Janeiro, Fluminense e o Vasco fram em 2015 e 2017. O Flu ficou em quarto e o time de São Januário em terceiro.
Flamengo é o campeão da Florida Cup de 2019; relembre
O formato de classificação desta edição foi o mesmo de 2015, onde as equipes (divididas em dois grupos: Brasil e Europa) disputaram duas partidas contra clubes do outro grupo. Uma vitória garantiu três pontos. Em caso de empate, haveria disputa de pênaltis e o time vencedor receberia dois pontos (um ponto por empate e um ponto extra). Por outro lado, o time perdedor ganharia um ponto (em caso de empate).
Em campo, o Flamengo empatou em 2 a 2 com o Ajax (gols de Uribe) na estreia. O Mengão venceu por 4 a 3 nos pênaltis, com conversão de Piris da Motta, Rodinei, Trauco e Berrío. Na segunda rodada, o Fla derrotou o Eintracht Frankfurt por 1 a 0 com gol de Jean Lucas para fechar a competição com cinco pontos e levantar o título.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.