A final da Libertadores da América está marcada para acontecer no dia 29 de outubro, às 17h (horário de Brasília). Pela terceira vez consecutiva, dois clubes brasileiros estarão frente a frente para decidir quem será o campeão. Dessa vez, com Flamengo e Athletico-PR. O palco para o grande jogo será no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.
Atualmente, a cidade vive em grande insegurança, isso porque a cidade equatoriana é uma das mais atingidas pelo narcotráfico. Dessa forma, isso preocupa bastante as autoridades da Conmebol. O governo do país já decretou estado de exceção até o dia 14 de outubro – duas semanas antes da bola rolar.
O jornalista Luigi Marchelle, da rede de TV Ecuavisa, já fez o alerta de que a cidade vive uma onda tremenda de muita violência nas ruas. Incluindo roubo, extorsões e assassinatos.
Há uma crescente onda de insegurança em diferentes áreas, incluindo roubos, extorsões e assassinatos. Lamentavelmente, há vítimas colaterais, incluindo crianças. Nos últimos meses, houve um aumento de atentados com explosivos. Tudo levou as autoridades a decretarem o estado de exceção, buscando minimizar os crimes.”
Luigi Marchelle
Segundo com informações do portal Terra, entre janeiro e agosto de 2020, ocorreram 861 assassinatos na cidade.
A postura das autoridades é de combater o crime organizado e colocar uma “mão pesada” no assunto. Os únicos mecanismos implementados são o estado de exceção e reforçar a presença de agentes policiais em diferentes zonas.”
Luigi Marchelle
Apesar da instabilidade na cidade, a Conmebol não trabalha com mudança da sede; dessa forma, o Estádio Monumental de Guayaquil permanece sendo o local da grande final da América do Sul.
Fortaleza x Flamengo
O Mais Querido se prepara, agora, para duelo contra o Fortaleza. Ao todo, o Flamengo terá oito desfalques para a partida. Everton Cebolinha e Marinho estão suspensos, pois foram expulsos na derrota por 2 x 1 para o Fluminense. Além disso, outros seis jogadores vão estar representando suas seleções naquela que é a última data Fifa: Pedro (Brasil), Everton Ribeiro (Brasil), Arturo Vidal (Chile), Erick Pulgar (Chile), Guillermo Varela (Uruguai) e Arrascaeta (Uruguai). A bola rola no estádio Castelão, na quarta-feira (28). às 19h (horário de Brasília).
Além disso, Rodrigo Caio vai passar por cirurgia e não entra mais em campo em 2022. O zagueiro teve uma lesão séria na partida contra o Corinthians, em julho, pelo Campeonato Brasileiro.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.