Com time misto, Flamengo é goleado pelo Cuiabá na Arena Pantanal

Foto: Flamengo
Foto: Flamengo


O Flamengo viveu uma noite para esquecer neste domingo (06), ao perder a invencibilidade de mais de 40 dias com uma derrota por 3 a 0 para o Cuiabá, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto, realizado na Arena Pantanal, foi marcado por uma atuação irreconhecível do Rubro-Negro, que foi amplamente dominado pelo time do Mato Grosso. Os gols do jogo foram marcados por Matheus Alexandre, Clayson e Deyverson, todos no segundo tempo.

A derrota manteve o Flamengo na segunda posição, porém, a diferença para o líder Botafogo se ampliou para 13 pontos. O líder empatou em 0 a 0 com o Cruzeiro, chegando aos 44 pontos, enquanto o Mengo estacionou em 31. A equipe carioca desperdiçou a chance de reduzir a desvantagem, uma vez que o primeiro colocado não venceu sua partida.

O Rubro-Negro vinha de um mês de julho invicto, mas acabou por quebrar sua boa sequência logo no segundo jogo de agosto. A última derrota da equipe tinha sido em 22 de junho, quando também sofreu uma goleada por 4 a 0 para o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista.

Visando o confronto contra o Olimpia (PAR) na próxima quinta-feira (10), o técnico Jorge Sampaoli optou por escalar um time mesclado, deixando nomes importantes como Wesley, Fabrício Bruno, Allan, Everton Ribeiro e Bruno Henrique no banco de reservas. Além disso, Arrascaeta e Gabigol ficaram no Rio de Janeiro, cumprindo suspensão. A principal novidade foi o retorno de Pedro após ser punido pela diretoria devido a um caso de indisciplina.

O início do jogo foi marcado pela pressão do Cuiabá, que logo aos três minutos teve uma chance perigosa com Raniele, que chutou forte, passando raspando a trave do goleiro Matheus Cunha. O time mato-grossense continuou atacando e obrigou o goleiro rubro-negro a fazer boas defesas em finalizações de Ceppelini e Fernando Sobral.

O Flamengo conseguiu acalmar o jogo e ficar mais tempo com a posse de bola, mas sem oferecer perigo ao adversário. A equipe carioca teve sua primeira finalização apenas aos 21 minutos, com David Luiz, que chutou de longe, mas sem dificuldades para o goleiro Walter.

A falta de entrosamento do time rubro-negro, devido às várias modificações na escalação, era evidente, e o Cuiabá soube aproveitar, atacando e dificultando a saída de bola do Flamengo. A equipe carioca passou a ter dificuldades para passar do meio-campo, enquanto os mandantes continuaram a criar oportunidades perigosas.

O segundo tempo começou com mais pressão do Cuiabá, e o time da casa conseguiu abrir o placar logo aos 30 segundos. Após cruzamento da esquerda, David Luiz tentou cortar de cabeça, mas a bola acabou indo para trás e caiu nos pés de Matheus Alexandre, que dominou com calma e finalizou para o gol.

O Cuiabá ampliou a vantagem aos oito minutos, com um gol de Clayson, que fez uma rápida tabela com Deyverson, entrou na área e venceu o goleiro Matheus Cunha. O técnico Jorge Sampaoli fez alterações na equipe, mas o Flamengo não conseguiu descontar o placar.

O time carioca ainda teve uma chance de descontar aos 18 minutos, quando Luiz Araújo mandou uma bola no ângulo direito do gol do Cuiabá, mas o goleiro Walter fez uma grande defesa, mandando a bola para escanteio. O Cuiabá se fechou e administrou o resultado favorável, enquanto o Flamengo não conseguiu reverter a situação.

O jogo chegou ao fim com o placar de 3 a 0 para o Cuiabá, e o Flamengo teve que aceitar a derrota após um mês de julho invicto. A equipe carioca agora precisa se reerguer e buscar uma reação para os próximos desafios no Brasileirão e na Libertadores. O técnico Jorge Sampaoli terá que trabalhar em ajustes táticos e encontrar a melhor formação para recuperar a equipe e seguir na busca pelos títulos das competições em que está envolvido.

Ficha técnica

FICHA TÉCNICA

CUIABÁ 3X0 FLAMENGO

Competição: Campeonato Brasileiro, 18ª rodada

Local: Arena Pantanal, Cuiabá, Mato Grosso

Data: 06 de agosto de 2023 (domingo)

Gol: Matheus Alexandre, Clayson e Deyverson.

ESCALAÇÕES:

Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Raniele, Fernando Sobral e Ceppelini; Jonathan Cafú, Clayson e Deyverson. Técnico: António Oliveira.

Flamengo: Matheus Cunha; Varela, Pablo, David Luiz e Ayrton Lucas; Victor Hugo, Thiago Maia e Gerson; Luiz Araújo, Pedro e Everton Cebolinha. Técnico: Jorge Sampaoli.