Opinião: Vivo nas três competições

O Clube de Regatas Flamengo é o único time vivo nas três principais competições: Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão. A vitória contra o Furacão na última quarta-feira,12, garantiu a classificação para as semifinais do torneio eliminatório, a boa fase também refletiu no campeonato de pontos corridos, o time que também contou com tropeços dos adversários está vivo na disputa pelo título Brasileiro. Além disso, a equipe se prepara para enfrentar Olímpia (PAR) pelas oitavas de final da Libertadores, que será realizada no dia 3 de agosto, no Maracanã. Os ingressos esgotados em pouco mais de 24 h para o torneio da Conmebol é uma forma de demonstrar satisfação com os últimos resultados.

Desta forma, também é o único clube capaz de conseguir os três títulos. Cabe enfatizar que em 2022, o time carioca também estava disputando as três frentes, mas não teve êxito na conquista do Brasileirão. Apesar da larga vantagem do primeiro colocado, o campeonato encerra em dezembro, ou seja, se os jogadores e a comissão técnica mantiverem o foco e não escolherem competição é possível reverter a diferença e aproveitar as falhas do limitado elenco do Botafogo para ocupar a primeira posição.

O Flamengo já está atuando em alto nível?

A resposta é não, por muitos fatores, o principal são as lesões. Em maio o time rubro-negro bateu recorde de problemas físicos e apesar do avanço na recuperação, o excesso de competições impede uma recuperação mais eficiente. Bruno Henrique é um exemplo, pois voltou com desempenho surpreendente, porém, teve que se ausentar de alguns jogos por causa das lesões. Ademais, os novos reforços precisam conhecer a filosofia de jogo do técnico, bem como se adaptarem à nova casa e ao estilo de cada companheiro. Logo, requer tempo para obter o melhor desempenho desses novos jogadores.

Como dito anteriormente, há muitas competições e alguns meses para mudar o cenário caótico criado no início do ano. O Flamengo está melhorando, entretanto, pode melhorar ainda mais, o professor está ministrando a situação de forma mais flexível, os veteranos estão tendo uma postura mais decisiva e atletas como Bruno Henrique estão criando um ambiente mais controlado e trazendo confiança aos jogadores e, consequentemente, aos torcedores.